Sergio Rodrigues

Design Brasileiro

Esta figura iluminada de personalidade marcante, que soube transformar suas inquietações numa obra coerente e reveladora da cultura brasileira. Sergio é, sem dúvida alguma, uma das mais admiráveis expressões do design em nosso país. O traço coerente e único inscreveu seu nome na história do design do século 20, sobretudo pela criação de uma grande variedade de produtos, dos quais o mais famoso é a Poltrona Mole, peça responsável por tornar o design brasileiro conhecido internacionalmente.

Sérgio Rodrigues

“O misto de artesão e designer que revolucionou o móvel brasileiro, Sérgio Rodrigues é um homem de vanguarda, cuja produção em meados dos anos 50 antecipou as principais propostas do nacionalismo do móvel. De fato neste momento ele fez coexistir o Brasil – brasileiro com o Brasil – de Ipanema. A aproximação do desenho do móvel moderno com certos objetos da cultura brasileira, e a não preocupação com modismos, acentuam o espírito de brasilidade que tanto buscava.”

Maria Cecília Loschiavo dos Santos

O pai do design brasileiro

Sergio Rodrigues é um clássico. “Ele está para o design de móveis assim como Oscar Niemeyer está para a arquitetura e Lucio Costa para o urbanismo”, afrma o jornalista e escritor Zuenir Ventura. Aqui, o vídeo que a revista CASA CLAUDIA fez para homenagear o designer.